quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Um pedaço de Salvador invadiu o sertão...


Tenho imensa alegria de estar escrevendo enquanto a chuva caí lá fora para molhar de novo as terras de Ipupiara. Chuva aqui nunca é sinônimo de tristeza. Nessa alegria venho falar do Carnaval antecipado de Brotas de Macaúbas que tive a alegria de participar. Como bem lembra o título desta postagem, parece que um pedaço de Salvador invadiu o sertão da Bahia. Participei do Bloco “Fica Comigo”, tradicional bloco que sai na noite de sábado no carnaval brotense.

Foto retirada do Blog Brotas Aqui: www.brotasaqui.blogspot.com

        Engana-se, porém, quem acha que a festa só acontece sábado, desde quinta-feira a cidade literalmente interrompeu o seu cotidiano habitual para abrir alas para folia. De quinta-feira (09/02) até domingo (12/02) Brotas de Macaúbas respirou alegria. Os três blocos mais tradicionais da cidade fizeram a festa.  O “Psiu-Psiu”, bloco que saiu na sexta teve animação da banda Caldeirão, conduzida pelo trio elétrico até a praça. Vou pular o sábado para falar depois. No domingo o “Alcoólicos”, bloco mais antigo da cidade, fez sua festa com open bar no tradicional balneário, fechando a festa de momo.
        
        
       Com todo respeito aos demais dias de festa, o sábado foi especial, sobretudo para mim, ainda que não tenha tido participação efetiva nos demais dias. Vesti meu abadá e participei de um carnaval que pouco conhecia, ou seja, uma festa de trio elétrico, axé e bloco. Acostumado com a marcação rígida, pouco deleitosa da harmonia e evolução que estou acostumado nas escolas de samba de Florianópolis, encontrei no carnaval de Brotas de Macaúbas um espaço para mexer meu corpo, desajeitado é verdade, ao ritmo das melhores  músicas do carnaval da Bahia.
         
        O trio elétrico que comandou a festa do “Fica Comigo” teve como atração a banda Rapazolla, bastante conhecida no circuito do carnaval da Bahia, que já teve como intérprete o cantor Tomate, famoso no setor da Axé Music. Mas o auge da festa foi o show de Tatau, antigo cantor da banda Araketu, que hoje faz carreira solo. Foi um show maravilhoso, contagiou todo público que estava na praça, ninguém ficou parado. A animação foi total e eu, como um bom “novo baiano”, curti demais a festa.
      
     Para terminar quero deixar um trecho da bela música de Moraes Moreira, que define o que vivi nesse querido pedaço da Bahia durante esses dias:
       Ah! imagina só que loucura essa mistura. Alegria, alegria é o estado que chamamos Bahia. De Todos os Santos, encantos e Axé, sagrado e profano, o Baiano é carnaval....

4 comentários:

  1. Nossa Marcel, fiquei até arrepiado lendo esse teu post. Além de ser muito bem escrito, coisa que não vejo faz muito tempo em qulquer blog, sinto que estás muito feliz com a vida que escolhesse. Sempre fui teu admirador em relação aos estudos e a dedicação a vida acadêmica, mas vens me surpreendendo a cada dia.
    Fora isso, que legal que fosse participar um pouco do axé. Tenho, como já sabes, algumas experiências aqui em Florianópolis com o Folianópolis, mas tenho certeza que ai, na nascente do axé, deve ter sido inesquecível!
    Mais uma vez parabéns pelo blog e continua atualizando sempre que conseguir.
    obs.: Manda um beijo para ivete (meu e da Miriam) hahahahahahaha

    Abraço!
    Gabriel Wessler Meira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu estimado amado amigo Gabriel, aproveito também pra cumprimentar
      minha amiga Mirinha (sua futura noiva).

      Muito obrigado pelos elogios, só não sei, sem falsa modéstia, se os mereço. A idéia é ir contando algumas coisa de minha experiência aqui nesse maravilhoso sertão que me acolheu como um verdadeiro filho desse chão.
      Pode deixar que assim que ver a "rainha da Bahia" mande um beijo sim! hauhauahua

      Grande abraço a vocês!

      Excluir
  2. Muito bom, Marcel!

    Venho só reforçar o que o Gabriel já disse ali em cima! Que além de muito bem escrito, tuas palavras mostram a alegria de estar fazendo a coisa certa!
    Tenho certeza que isso é apenas o início de um futuro maravilhoso que a vida ainda vai te mostrar!
    Ah! Pode deixar que aproveitamos o carnaval de Florianópolis por ti! hahaha

    Beijos e já sentimos a tua falta por aqui!
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Olá meu amigo, vejo que tens passado momentos inesquecíveis em Ipupiara. A festa está muita divertida por ai, e você está onde o carnaval altera todo o cotidiano e é muito apreciado. Desejo a você muitas felicidades, e com certeza estaremos sempre em contato.
    Um abraço, e que Deus esteja sempre contigo e te abençoe.
    Giovani e Joelma.

    ResponderExcluir