sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Um mês, alguma festa e muito sol

Hoje completa um mês que estou na Bahia para minha pesquisa de mestrado!

 
      Saibam que estou muito bem, apesar do forte calor que anda fazendo aqui no sertão, parece que a chuva está se esquecendo de Ipupiara, choveu de maneira muito rápida faz três dias. Ainda que tenha caído algumas gotas de chuva isso não foi suficiente para salvar as roças da seca que já começa a rondar. Nunca pensei que eu fosse torcer tanto para que chovesse. Quando o povo escuta as trovoadas no céu parece dia de festa, mas logo o forte vento das terras secas do sertão parece dissipar as nuvens e cancelar a chuva. Como diz o grande rei do baião, Luiz Gonzaga, quem sabe até março não "há de tardar" as chuvas, antes mesmo do dia de São José. 
        
A pesquisa tem seguido seu ciclo, um   pouco de devagar nesse inicio, mas tem acontecido. Tenho tido algumas conversas com lideranças religiosas e políticas, freqüentado casas, praças, fazendo novas amizades. Depois do carnaval  até final de fevereiro a pesquisa deve engrenar a todo vapor. Ainda na semana que vem devo ter uma reunião no gabinete do prefeito de Ipupiara para falar da pesquisa, ter acesso aos arquivos da prefeitura e conhecer como funcionará a articulação para organizar a festa de São João desse ano.
      
Hoje estou em Brotas de Macaúbas, cidade vizinha de Ipupiara para curtir um pouco do carnaval. Isso mesmo, do carnaval. Aqui em Brotas as festas do carnaval acontecem uma semana antes do carnaval oficial, justamente pra não coincidir com o carnaval da capital, Salvador. O carnaval aqui já começou ontem (quinta-feira) e vai até segunda. São dias intensos de festa, trio, axé, blocos e muitos shows, na folia que foi de forma hiperbólica batizada de: O maior carnaval da Chapada Diamantina. A praça da Igreja está enfeitada e pronta pra receber turistas das cidades próximas e do oeste baiano.
 
Vamos para festa, vamos nos divertir!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário