segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A Igreja faz o bom carnaval


     Depois de dias sem postar qualquer palavra aqui no blog, volto para falar do carnaval ainda, mesmo já tendo passado toda folia no Brasil e aqui na região. Gosto de começar minhas palavras pensando na ideia de que muitos se perguntam se igreja e carnaval combinam, pois para algumas concepções, carnaval faz parte do profano e, igreja trata do plano sagrado. No entanto, engana-se quem pensa que essa dicotomização é totalizante. Em Ipupiara, em pleno sábado de carnaval (dia 18/02) a Igreja Católica organizou a maior festa da cidade naquele dia.  Como assim, Igreja fazendo carnaval? Isso mesmo. Ipupiara vivenciou o seu 10º PJfest, a festa organizada pela Pastoral da Juventude da Paróquia São João Batista há anos vem quebrando com o preconceito de que religião e diversão estão em lados opostos da balança. Inclusive minha linha de investigação científica busca, num primeiro momento, mostrar que religião e diversão caminham, em muitos momentos, numa mesma via.

Ressaltando o PJFest, posso dizer que foi um evento simplesmente fabuloso, jovens, adultos, crianças, idosos das diversas comunidades puderam se divertir ao som de músicas populares e religiosas. Muito mais do que isso o evento foi uma oportunidade de socialização entre as pessoas regadas por boas conversas, alegria, dança, tudo no espírito cristão do que diz Filipenses (4.4): “alegrai-vos sempre no senhor...” Afinal, a intenção do evento era propor a todos, de maneira especial a juventude, que a vida de cristão, daquele que segue o evangelho não é uma vida fora do mundo, do cotidiano, mas é uma vida que pode propor ao mundo uma nova direção,  a da alegria fraternal.

Aqui, muito mais na condição de cristão católico do que pesquisador (o qual para muitos acadêmicos deve separar suas crenças do rigor científico, tese essa que teimo em rebater), acredito que eventos como o PJfest ajudam a mostrar que o rosto da Igreja também se faz com os jovens.  Por fim, os jovens presentes deram verdadeiro  eco ao que diz a música de Jorge Trevisol: “se a juventude viesse a faltar, o rosto de Deus iria mudar.”


Viva o PJfest!  Viva a juventude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário