sábado, 17 de dezembro de 2011

Um começo...

Entrada da cidade de Ipupiara - 630 km de Salvador 
Inspirado no livro "Grande sertão: veredas", de Guimarães Rosa, o antropólogo Carlos Rodrigues Brandão, um estudioso da cultura popular já dizia: "e é justamente desses sertões que eu quero trazer aqui uma das inocentes e sábias confissões de fé "na minha crença", associada a uma crença "na fé dos outros." (BRANDÃO, 2010, p. 9)

 Com essa reflexão acima é que inicio minhas digitações, observações e reflexões sobre parte do sertão da Bahia, mais especificamente da cidade de Ipupiara, região da Chapada Diamantina, onde a partir de 10/01/2012 até o mês de julho, estarei realizando minha pesquisa de campo sobre festas e religiosidades, junto ao mestrado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC). Desde já quero reconhecer e agradecer o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CNPq/MCTI) e do Instituto Nacional de Pesquisa Brasil Plural (IBP) pela liberação de verbas, que foram, de inestimável importânica para essa minha empreitada antropológica. Quero também agradecer o apoio de parte de minha família e dos meus amigos que me incentivaram desde o início dessa pesquisa.

Durante esse tempo quero partilhar com vocês meus olhos, meus ouvidos e meus sentimentos no sertão, nesse tempo quero "ser, a cada momento o que se é, mas como um ser fluido e mutante [...]. Errar entre identidades, entre sistemas identitários de ciência, de religião, de arte, de ética, de política. Viver de buscas e circular entre adesões efêmeras, amores passageiros, deuses mutantes, teologias provisórias e teorias mutáveis...."

Um comentário:

  1. Parabéns Marcel. Quero acompanhar essa pesquisa, que com certeza nos acrescentará MUITO! Você é merecedor de tudo aquilo que conquista!
    Forte Abraço!

    ResponderExcluir